FUNDAMENTOS DE TEORIA DA CONTABILIDADE


Quanto características qualitativas fundamentais da contabilidade, o valor preditivo e o valor confirmatório da informação contábil-financeira estão inter-relacionados. A informação que tem valor preditivo muitas vezes também tem valor confirmatório. Por exemplo, a informação sobre receita para o ano corrente, a qual pode ser utilizada como base para predizer receitas para anos futuros, também pode ser comparada com predições de receita para o ano corrente que foram feitas nos anos anteriores. Os resultados dessas comparações:


contribuem com informações para melhoria de processos a serem utilizados na elaboração das demonstrações financeiras.


podem auxiliar os usuários a corrigirem e a melhorarem os processos que foram utilizados para fazer tais predições.


auxiliam os usuários a melhorarem os processos utilizados para fazer tais predições em projeções orçamentárias.


geram informações para melhoria de processos a serem utilizados a elaboração das demonstrações financeiras.


corrigem e melhoram os processos que foram utilizados pra fazer tais predições.

Na teoria da entidade, a empresa é vista tendo existência, ou mesmo personalidade, separada. Os fundadores e proprietários não são necessariamente identificados com a existência da empresa. Essa relação encontra apoio legal e institucional na sociedade por ações, mas também é encontrada em outras formas de organização de empresas. Empréstimos e investimentos de capital eram tratados pelos teóricos da época como fontes de capital, detalhados pelos ativos da sociedade. Obteve-se, então, um resultado pelo gerenciamento dos ativos que não seria afeto ao proprietário, mas à entidade, ou seja, o lucro é a razão para existência da empresa.

Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha a principal diferença entre passivos e direitos dos acionistas.


direito dos credores é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.


os direitos dos credores podem ser avaliados independentemente de outros valores e os lucros somente serão repassados aos acionistas após os cumprimentos das obrigações legais para com os credores.


direito dos credores é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.


direitos dos credores determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional


não há diferenças entre eles, mas vez que os lucros são repassados de maneira igualitária entre eles

A escola de pensamento contábil cujas ideias foram defendidas por Vicenzo Mais e que definiu o patrimônio como objeto de estudo da contabilidade é:


Controlismo


Contismo


Patrimonialismo


Personalismo


Aziendalismo

As características qualitativas da informação contábil-financeira útil identificam os tipos de informação mais úteis para investidores, credores, existentes e em potencial, para tomada de decisões acerca da entidade que reporta com base na informação contida nas suas demonstrações financeiras.  Com base nas características qualitativas da informação contábil, selecione dentre as  cinco assertivas abaixo apenas a que expressa a informação correta.


As normas contábeis chamam de “elementos das demonstrações contábeis” as classes em que são retratados os efeitos patrimoniais e financeiros das transações e outros eventos, de acordo com as suas características econômicas.


Os elementos diretamente relacionados com a mensuração do desempenho da entidade são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido.


Os elementos diretamente relacionados à mensuração da posição patrimonial e financeira da entidade são as receitas e as despesas.


A demonstração das mutações na posição financeira não reflete os elementos da Demonstração do Resultado, mas as mutações nos elementos do balanço patrimonial


As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As principais características qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade, continuidade e comparabilidade.

Os Princípios de Contabilidade são preceitos que devem ser obrigatoriamente adotados por todos os contabilistas no exercício de suas atividades profissionais. Eles representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade do País. Tem como objetivo servir como fonte dos conceitos básicos e fundamentais a serem utilizados na preparação e utilização das demonstrações contábeis.

 

Em se tratando de uma provisão da folha de pagamento de uma determinada empresa, a constituição das provisões para férias, décimo terceiro salário e dividendos propostos é uma conduta profissional que atende a qual princípio contábil?

 


Prudência.


Continuidade.


Entidade.


Consistência.


Competência.

A estrutura conceitual básica da contabilidade conta com os princípios contábeis que são conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da Contabilidade;

Neste contexto analise a conduta da empresa Stark Tower relatada abaixo por um de seus dirigentes:

“A empresa Stark Tower, faz o controle das despesas e receitas contábeis utilizando-se do seguinte conceito: as despesas do período são aquelas que efetivamente incorreram no período independente de pagamento e as receitas são aquelas que incorreram no período independente de recebimento das mesmas”.

Neste contexto, analise as informações apresentadas e assinale abaixo a alternativa que contenha princípio contábil que está sendo praticado:


Registo com base no valor original


Competência


Entidade


Oportunidade


Continuidade

A finalidade da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.

Assinale a alternativa que representa corretamente as técnicas que a contabilidade utiliza para alcançar seus objetivos.


Auditoria, escrituração, demonstrações contábeis e análises das demonstrações contábeis.


Controle do patrimônio, auditoria, planejamento e orçamentos.


Escrituração, planejamento, coordenação e controle do patrimônio.


Contabilização, auditoria, planejamento e controle do patrimônio.


Escrituração, balanços, inventários de estoques e controle do patrimônio.

Julgue os itens abaixo referentes às escolas doutrinárias de Contabilidade e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. A Escola Patrimonialista teve sua origem na Itália ficando restrita ao Continente Europeu, haja vista que no continente americano a Escola Norte-Americana era predominante na época.

II. O Neopatrimonialismo é uma doutrina contábil contemporânea originada pela união de diversos pensadores contábeis, notadamente do continente europeu.

III. A Escola Italiana possui como base de estudo a economia aziendal. Seu principal pensador foi Gino Zappa.

Está(ão) certo(s) o(s) item(ns):


I e III apenas


III apenas.


I, II e III.


I e II, apenas.


II e III apenas.

Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais".

Diante do exposto analise a afirmação abaixo, julgando-a como CERTA ou ERRADA. Em seguida assinale a alternativa que contenha a melhora justificativa:

 

“O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) integra o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), logo os pronunciamentos do CPC têm aplicabilidade imediata para todos os profissionais supervisionados pelo CFC”

 


Certo. O CPC é superior ao CFC, por isso não há necessidade de intervenção do CFC na aplicação dos pronunciamentos criados.


Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CPC deve publicar comunicado oficial em jornal de grande circulação em cada estado do país.


Certo. O CPC sendo um órgão independente, possui autonomia para aplicar seus pronunciamentos a qualquer tempo.


Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CFC deve editar uma resolução aprovando uma norma específica (chamada de NBC TG – Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral)


Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CPC deve protocolar projeto de lei no Congresso Nacional que após aprovada será enviada ao Senado Federal e posteriormente sancionada pelo Presidente da República.

É sabido que o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos das seguintes entidades: ABRASCA, APIMEC NACIONAL, BOVESPA, Conselho Federal de Contabilidade, FIPECAFI e IBRACON em função das necessidades de:

 

1. convergência internacional das normas contábeis (redução de custo de elaboração de relatórios contábeis, redução de riscos e custo nas análises e decisões, redução de custo de capital);

 

2. centralização na emissão de normas dessa natureza (no Brasil, diversas entidades o fazem);

 

3. representação e processo democráticos na produção dessas informações (produtores da informação contábil, auditor, usuário, intermediário, academia, governo).

 

Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contempla o objetivo da criação do CPC.

 


o CPC tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais


o CPC tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à descentralização e delegação do seu processo de produção, levando sempre em conta a propagação da divergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.


o CPC tem como único objetivo o estudo dos Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais


o CPC tem como objetivo interpretar e publicar seu entendimento acerca dos Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais


o CPC tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à produção de normas contábeis específicas e independentes para ada estado brasileiro.

Páginas: 123456